quinta-feira, 1 de abril de 2010

Saude e Segurança do Trabalhador





Realizou-se no dia 22 de março de 2010 as 19h e 15min a palestra denominada a todos os alunos do curso de Saúde segurança no trabalho do CEPES e também acadêmicos de diversos cursos do IESPES. A palestra foi realizada pela Srª Maria Ivone Chaves Moura que relatou um pouco sobre sua vida e sua carreira na área de segurança no trabalho.


Nascida em Santarém formou-se em enfermagem em uma universidade do Amazonas e começou sua carreira, atualmente morando no Rio de Janeiro Maria Ivone recebeu vários prêmios de saúde, pois é mestre em enfermagem, presidente da associação de enfermagem do Rio de janeiro, especialista em enfermagem do trabalho e Consultora de palestras.


Muito se falou sobre a saúde a saúde as condições e dos riscos ocupacionais do trabalhador.


De que Saúde Falamos?



v D a Saúde do Trabalhador


v Do novo Mundo do Trabalhador


v Novos fenômenos e contradições.


Mudanças / Globalização



1. Diminuem os empregos fixos, aumentando outras modalidades de trabalho como o subcontrato, autônomo, tempo parcial, por projeto, prazo determinado. O salário fixo perde força como única forma de remuneraçãoe com isso a pirâmide hierárquica da grandes empresas deixa parte das responsabilidades para o trabalhador


2. O emprego com carteira assinada caíram em 1998 para 3%.



Conseqüência Social


Desamparo pela família por:


v Desemprego


v Na doença


v Na família


Qual a Razão?


-Família Pequena


-Mulher na força de trabalho


Todo trabalhador deve saber que sem contribuição ao INSS não vai haver previdência, e que sem proventos fixos não há garantia de previdência social, O sucesso profissional depende da atualização, sem capacidade e difícil a capacitação profissional.


O que é Saúde?


E a ausência de riscos de doenças e morte, capacidade lidar com estresse biológico, psicológico, social e sentimento de bem estar.


“Saúde e resultante das condições de alimentação, habitação, transporte, laser, liberdade, forma de organização social da produção”


E com isso e formado o seguinte esquema:



Biologia Humana




Modo de vida humana Sistemas de Assist.humana










Saúde Humana

Meio Ambiente



Biologia Humana


v Herança genética


v Diferentes sistemas e orgãos internos.


No meio ambiente estão principais fatores de riscos para saúde humana.





Biológica: Vírus, ruído, bactéria, fungos, pólen, pó, fumo, dejetos sólidos ou líquidos.


Químicos: Óxidos nitrogênio, mercúrio, chumbo...


Psicossocial: Dependências, violência, estresse, competitividade, pobreza, marginalidade, exclusão social e condições de meio ambiente de trabalho.


Pela falta de conhecimento muitos trabalhadores não sabem da importância do E.P.I ( Equipamento protetores individuais), pois são estes equipamentos que minimizam uma boa parte dos acidentes de trabalho.



Acadêmica: Mª Geiziane de Sousa Carneiro


Curso: Administração Tuma: A”





Nenhum comentário:

Postar um comentário