segunda-feira, 12 de abril de 2010

Prevenção e Riscos ocupacionais.

No dia vinte e dois de março de 2010, a mestra em enfermagem Maria Ivone Chaves Mauro
nos prestigiou no auditório da instituição do IESPES com uma palestra sobre : Prevenção e Riscos ocupacionais.Tema fundamental: não dá para fazer segurança sem saúde.
Falou sobre mudanças em decorrência da globalização, a divulgação do conhecimento, os avanços que passam pelo mundo sem distinção, e diminuição do emprego fixo. Em 1998 3% de empregos com carteira assinada caíram, com isso ocorre o aumento do trabalho informal. A saúde do trabalhador está ligada ao seu modo de vida,seu comportamento alimentar,educação, lazer, plano de saúde, a ausência de vida saudável no Brasil é muito alta.
Falou também sobre o risco no meio ambiente, biológico,físico,químico,psicossocial e sócio-cultural. A conduta insana: consumo de drogas institucionalizadas e não institucionalizadas, falta de exercício físico, consumo excessivo de gordura saturada de origem animal.
Técnicas de prevenção: segurança no trabalho, prevenção e proteção, higiene, medicina do trabalho e política social. A saúde de uma pessoa está diretamente ligada ao setor de trabalho, cada pessoa faz uma etapa de trabalho, acontece o automatismo do movimento (LER) com várias conseqüências como o produto mal acabado, temos que conhecer as condições de trabalho.
Os acidentes mais freqüentes no Brasil é na construção civil (pessoal incapacitado), sem educação. O segundo setor é o da carpintaria, são acidentes mínimos que nem dá afastamento a maioria dos trabalhadores não comunicam a empresa com medo de perderem o emprego, o trabalhador precisa se qualificar, buscar sempre o conhecimento, pois o sucesso profissional depende da atualização.
Maria Ivone fez um alerta, que essa nova geração vai ter problemas de surdez, os equipamentos no ouvido vai causar surdez.

IESPES
Márlia Valéria
AD1A

Nenhum comentário:

Postar um comentário