quinta-feira, 22 de abril de 2010



Ergonomia X Ambiente de trabalho
A palavra ergonomia deriva-se de duas palavras gregas: ERGOS (trabalho) e NOMOS (Leis, Normas, Regras). É, portanto, uma ciência que pesquisa, estuda, desenvolve e aplica regras e normas a fim de organizar o trabalho, tornando este último compatível com as características físicas e psíquicas do ser humano.
A análise ergonômica do trabalho é um estudo realizado no ambiente de trabalho visando encontrar situações que podem dar origem as LER/DORT, causando prejuízos a todos os envolvidos no processo, que tem como origem: movimentos repetidos, posturas inadequadas, força excessiva e os fatores ambientais que envolvem dispêndio energético excessivo. É aplicado em postos de trabalhos administrativos e operacionais.
Principais pontos de ajustes para um melhor conforto no trabalho:
1. Visão
• Para garantir o conforto visual:
 Mantenha seu monitor entre 45 e 70 cm de distância e regule a altura da linha superior do monitor no máximo, até sua linha de visão (isto pode ser feito através de um suporte de monitor, ou pela utilização de mesas dinâmicas).
 Sempre que possível procure “descansar” a vista, olhando para objetos (quadros, plantas, aquários) e paisagens a mais de 6 metros.
 Quando precisar digitar conteúdo de papéis e livros, utilize um portas-documento entre o monitor e o teclado ou acoplado ao monitor na sua lateral, sendo que neste caso você deve mudá-lo de lado com freqüência.
2. Iluminação
• Para que se obtenha uma iluminação confortável:
 Para evitar reflexos, as superfícies de trabalho, paredes e pisos devem ser foscas.
 Tela anti-reflexo não é recomendada, pois não cumpre esta função.
 Evite posicionar o computador perto de janelas ou use cortinas ou persianas para diminuir o reflexo.
 Use luminárias com proteção adequada. Em geral é recomendado que o foco da lâmpada esteja a 90° em relação ao posto de trabalho.
3. Temperatura
• A temperatura ideal para o ambiente deve ser:
 Como regra geral temperaturas confortáveis são entre 20 e 23°C, com níveis de umidade entre 40 a 60%.
4. Acústica
• Para uma acústica agradável:
 É recomendável para ambientes de trabalho em que exista solicitação intelectual, índices de ruídos inferiores a 65db. Recomenda-se o tratamento do teto e paredes, através de materiais acústicos e adoção de divisórias especiais quando necessário.
5. Humanização do Ambiente
• Políticas neste sentido vêm obtendo um aumento significativo de produtividade. Lembre-se que o processo de socialização é muito importante para a saúde psíquica de quem irá trabalhar nele.
 Sempre que possível humanize o ambiente (plantas, quadros, som ambiente).
 Estimule a convivência social entre os funcionários.

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego
Autora: Lys Esther Rocha
http://raperalta.wordpress.com/2009/01/11/dicas-de-ergonomia-no-ambiente-de-trabalho/

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