quinta-feira, 22 de abril de 2010
Ergonomia X Ambiente de trabalho
A palavra ergonomia deriva-se de duas palavras gregas: ERGOS (trabalho) e NOMOS (Leis, Normas, Regras). É, portanto, uma ciência que pesquisa, estuda, desenvolve e aplica regras e normas a fim de organizar o trabalho, tornando este último compatível com as características físicas e psíquicas do ser humano.
A análise ergonômica do trabalho é um estudo realizado no ambiente de trabalho visando encontrar situações que podem dar origem as LER/DORT, causando prejuízos a todos os envolvidos no processo, que tem como origem: movimentos repetidos, posturas inadequadas, força excessiva e os fatores ambientais que envolvem dispêndio energético excessivo. É aplicado em postos de trabalhos administrativos e operacionais.
Principais pontos de ajustes para um melhor conforto no trabalho:
1. Visão
• Para garantir o conforto visual:
Mantenha seu monitor entre 45 e 70 cm de distância e regule a altura da linha superior do monitor no máximo, até sua linha de visão (isto pode ser feito através de um suporte de monitor, ou pela utilização de mesas dinâmicas).
Sempre que possível procure “descansar” a vista, olhando para objetos (quadros, plantas, aquários) e paisagens a mais de 6 metros.
Quando precisar digitar conteúdo de papéis e livros, utilize um portas-documento entre o monitor e o teclado ou acoplado ao monitor na sua lateral, sendo que neste caso você deve mudá-lo de lado com freqüência.
2. Iluminação
• Para que se obtenha uma iluminação confortável:
Para evitar reflexos, as superfícies de trabalho, paredes e pisos devem ser foscas.
Tela anti-reflexo não é recomendada, pois não cumpre esta função.
Evite posicionar o computador perto de janelas ou use cortinas ou persianas para diminuir o reflexo.
Use luminárias com proteção adequada. Em geral é recomendado que o foco da lâmpada esteja a 90° em relação ao posto de trabalho.
3. Temperatura
• A temperatura ideal para o ambiente deve ser:
Como regra geral temperaturas confortáveis são entre 20 e 23°C, com níveis de umidade entre 40 a 60%.
4. Acústica
• Para uma acústica agradável:
É recomendável para ambientes de trabalho em que exista solicitação intelectual, índices de ruídos inferiores a 65db. Recomenda-se o tratamento do teto e paredes, através de materiais acústicos e adoção de divisórias especiais quando necessário.
5. Humanização do Ambiente
• Políticas neste sentido vêm obtendo um aumento significativo de produtividade. Lembre-se que o processo de socialização é muito importante para a saúde psíquica de quem irá trabalhar nele.
Sempre que possível humanize o ambiente (plantas, quadros, som ambiente).
Estimule a convivência social entre os funcionários.
Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego
Autora: Lys Esther Rocha
http://raperalta.wordpress.com/2009/01/11/dicas-de-ergonomia-no-ambiente-de-trabalho/
Renata Prestes, Junia Caroline, Thiago de Souza, Betania, Adrile Tomé, Lady Dayane, Josely
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário