quinta-feira, 22 de abril de 2010

Palestra Saúde e Segurança do trabalho

22/03/2010



Palestra Saúde e Segurança do trabalho, palestrada pela Dra. Maria Ivone.


Patricia Soeiro



No século xx já falava da segurança/recursos humanos, que é fundamental na vida do trabalhador.

Esse tema é fundamental, pois não dá para fazer segurança sem saúde. De que saúde falamos?

Diminuição de empregos fixos, com isso cresce o trabalho informal. Com a diminuição desse trabalho, a ação sindical ficou pequena em função da negociação. Artigos rigorosos da SLT, hoje, não da forma original mostra que essa flexibilidade faz uma redução de responsabilidade da empresa e isso aumenta a responsabilidade do empregado. Se a pessoa não for educada a contribuir no INSS ela não vai ter direito, a um conjunto de atividade que se destina ao contribuinte.

A segurança no trabalho é um conjunto de técnicas que tem por objetivo evitar e eliminar ou minimizar os riscos que podem conduzir a materialização do trabalhador. No filme exibido nos mostra uma situação em que a saúde de uma pessoa está relacionada no trabalho, se você não tem atenção na saúde da pessoa ocorre uma desconcentração no trabalho. Temos que primeiro conhecer as condições do trabalho, saber em que área de risco se encontra ausência de riscos de doenças, morte etc.

A saúde resulta da influência dos fatores sócio econômicos, não depende só da própria pessoa, mas da sociedade. Compete a cada indivíduo ao ver-se nessa situação.

Meio ambiente, onde estamos vivendo, a água transborda, a terra fica frágil, acontece o deslizamento ocasionando um fator de risco à sociedade. O meu mundo de vida depende de uma alimentação e de uma boa educação, tomar as minhas vacinas, etc.

Isso são coisa essenciais para a minha vida, assistência hospitalar, garantindo 12% de saúde, teríamos uma vida saudável, então para isso precisamos de mais médicos, enfermeiros, mais sustentabilidade hospitalar, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário