sexta-feira, 14 de maio de 2010

RELATÓRIO


VII JORNADA DE INICIAÇÃO E PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IESPES.
Diretora: Irene Escher
Funcionário do Incra: Mário Tito Almeida
Tema: A Pesquisa Interdisciplinar e a Integração de Saberes.

Bom a palestra do foi muito importante pra nos acadêmicos, onde nos aprendemos os Desafios da educação contexto contemporâneo brasileiro, educação e a construção da capacidade que nos confia.
1 Ação de desafiar. 2 Competição. 3 Provocação.
1 Ação de desafiar. 2 Competição. 3 Provocação.
Onde está pedindo socorro acima de vôos mais altos, ou seja de sonho mas altos, queremos fazer algo mais o problema leva sempre abaixo.
Violências....nas escolas.

 A Coisificação >Martin Buber:

• EU – TU


• EU – ISSO
(descartabilidade)


• ISSO – ISSO
(coisa usando coisa)

As contradições do ensino, e um probleminha que você quer enfrentam
Ausência de reconhecimento...
Compromisso, e o desafio maior da academia e abraçar assunção voluntária, por escolha, de consequência de uma opção

II. “Explicatio Terminorum”
Uma família de quatro elementos
 Pluridisciplinaridade: várias
 Multidisciplinaridade: diversas
 Interdisciplinaridade: relação
 Transdisciplinaridade: além de

III. Para além dos conceitos
Resistência à especialização

A interdisciplinaridade é o lugar onde se pensa hoje a condição fragmentada das ciências e onde, simultaneamente, se exprime a nossa nostalgia de um saber unificado.

A Especialização da ciência
 "esquartejar" cada totalidade, cindir o todo em pequenas partes por intermédio de uma análise cada vez mais fina.

 Tem produzido resultados notáveis, magníficos, mas isso não pode ser impeditivo do reconhecimento dos custos que a especialização trouxe consigo.

Os custos da especialização: o especialista
 “Dantes os homens podiam facilmente dividir-se em ignorantes e sábios, em mais ou menos sábios e mais ou menos ignorantes. Mas o especialista não pode ser subsumido por nenhuma destas duas categorias...
...Não é um sábio porque ignora formalmente tudo quanto não entra na sua especialidade; mas também não é um ignorante porque é um ‘homem de ciência’ e conhece muito bem a sua pequeníssima parcela do universo...
 Temos que dizer que é um ‘sábioignorante’, coisa extremamente grave pois significa que é um senhor que se comporta em todas as questões que ignora, não como um ignorante, mas com toda a petulância de quem, na sua especialidade, é um sábio”

 (Ortega y Gasset, 1929. A rebelião das Massas).

Custos do ponto de vista institucional:

Competição naquilo que deveria ser de todos.


Custos do ponto de vista da questão da heurística:
Impedimentos para investigações que reclamam a sua própria abertura para conhecimentos que pertencem, tradicionalmente, ao domínio de outras disciplinas.

Interdisciplinariedade é exigência e não só boa vontade
O todo não é a soma das partes
è Novos tipos de disciplinas


è Proliferação de novas práticas de investigação interdisciplinar e mesmo constituição de novos problemas








A universidade não é apenas uma escola

Vai ter que adotar, e simultaneamente apoiar, as exigências interdisciplinares que atravessam hoje a construção de novos conhecimentos. Daí a necessidade da pesquisa interdisciplinar e da integração de saberes.

A universidade também é uma escola

Tem que:
 preparar para a interdisciplinaridade;
 promover esse tipo de experiências,
 facilitar novos tipos de configurações disciplinares,
 aceitar fazer investigação sobre os novos problemas que se colocam à ciência contemporânea


Interdisciplinaridade é também uma ATITUDE.


 Curiosidade, abertura de espírito, gosto pela colaboração, pela cooperação, pelo trabalho em comum, interesse real por aquilo que o outro tem para dizer.

 Partilhar o nosso pequeno domínio do saber, coragem necessária para abandonar o conforto da nossa linguagem técnica e para nos aventurarmos num domínio que é de todos e de que ninguém é proprietário exclusivo
Acadêmica: Thilara Diniz Savino ADM I A - NOTURNO.

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