quinta-feira, 13 de maio de 2010



Relatório


No dia 10.05.2010,não houve aula de informática com o professor Amiraldo no labim 03,pois, às dezenove horas no auditório, ocorreu a abertura da VII Jornada de Iniciação e Pesquisa Cientifica e Tecnológica do IESPES que contou, nesta data, com a palestra “A Pesquisa Interdisciplinar e a Integração de Saberes”, ministrada pelo professor Mário Tito Barros Almeida.
O professor Amiraldo, paramentado a caráter, deu inicio as atividades da noite. Em seguida foi feita a composição da mesa, a qual foi composta pelo o efetivo feminino do IESPES, que, uma a uma, comentou a importância da interdisciplinaridade e a relação IESPES-comunidade.
Logo após, tivemos a apresentação do coral do IESPES que, além de algumas músicas regionais, cantou pela primeira vez em publico o hino oficial da instituição.
O professor Mário Tito deu início a palestra que teve como principal objetivo conceituar a interdisciplinariedade – relação disciplinas X disciplina, como utilizar esses conceitos para o desenvolvimento regional e para a produção de conhecimento e como promover a interdisciplinariedade aliada ao desenvolvimento para todos.
Ao término da apresentação o professor Mário Tito agradeceu a presença de todos e foi aberto espaço para questionamentos.
Não há problema que possa ser sanado ou conquista de alguma reivindicação que tenha solução advinda de uma única área do conhecimento, daí a necessidade da interação entre os ramos dos saberes. De acordo com o professor Mário, essa interação dos saberes pode ocorrer de maneiras distintas, e dependendo do grau de complexidade dessa interação ela pode ser classificadas em: Pluridisciplinariedade, multidisciplinariedade, INTERDISCIPLINARIEDADE e transdisciplinariedade.
A interdisciplinariedade surge não para criar novas disciplinas, mas para fazer com que a relação entre disciplinas já existentes permita que uma situação possa ser analisada sob os mais diversos aspectos e pontos de vista e que, dessa forma, venha a somar ao desenvolvimento e a ajudar na tratativa de problemas que são anseios da sociedade civil.
A nível de instituição, hoje, “ interdisciplinariedade é exigência e não boa vontade”, ou seja, não depende da vontade do gestor para acontecer mas, é a própria vocação da instituição, da academia que para fazer jus a esse título é imprescindível que pratique a interdisciplinariedade. A interdisciplinariedade é uma alternativa para conhecer melhor o mundo que nos rodeia e depende, prioritariamente, da atitude dos envolvidos no processo pois, todos devem estar imbuídos do sentimento de cooperação e de interesse real pelo conhecimento que podem adquirir com o outro pois, a medida que aprendemos a dar mais atenção, a ouvir mais o outro estamos possibilitando o enriquecimento do nosso conhecimento, através da valorização do compartilhamento de experiência com os demais.
Partindo do pressuposto de que nos enriquecemos, nos fortalecemos, quando abrimos espaço para que a interdisciplinariedade “contamine” o meio acadêmico, de que forma isso pode influenciar e trazer benefícios para a sociedade por intermédio da academia quanto aos desafios e perspectivas da região na atualidade?: Todos nós somos capazes e devemos dar nossa parcela de contribuição para ajudar no desenvolvimento de nossa região e não nos acomodarmos diante dos fatos, das situações e aguardar a “boa vontade” dos governos federal e estadual, afinal o interesse em melhorias é nosso, os beneficiados seremos nós. Desse modo, precisamos juntar forças para construir um conhecimento capaz de atender esse desenvolvimento regional que tanto almejamos. Devemos ter consciência de que tipo de desenvolvimento, de produção, de inserção social queremos para descobrir qual caminho seguir. Somos nós os responsáveis por determinar qual caminho pretendemos que nossa região siga.

Mas, afinal, como implantar a interdisciplinariedade? É muito importante fazer com que os alunos discutam a respeito sempre que possível pois, na maioria das vezes, nos negamos a fazê-lo.
Devemos esquecer o conceito de que temos a verdade absoluta de tudo e nos permitir uma abertura para o aprendizado do novo, de um ponto de vista distinto ao que temos, é através disso que construímos conhecimento e precisamos ter sempre em mente que é pela necessidade de compreender, de lutar por mudanças que precisamos nos unir em ações coordenadas para alcançarmos os objetivos coletivos.

Acadêmicas ADM I A: Adriele Tomé
Betania Maia Saraiva

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