segunda-feira, 29 de março de 2010

O bem Estar do Trabalhador!

RELATORIO

TEMA: A SAUDE DO TRABALHADOR PREVENÇÃO E RISCOS OCUPACIONAIS
PALESTRANTE: Dr.ª MARIA YVONE CHAVES MAURO


No dia 22 de Março de 2010, as 17:15 foi realizada no auditório do IESPES, uma palestra sobre “A saude do trabalhador , Prevençao e Riscos Ocupacionais”, ministrada pela Drª Maria Yvone Chaves Mauro.
O novo mundo do trabalho apresenta novos fenômenos e contradições a saúde do trabalhador. O fato de diminuírem os empregos fixos, surgem outras modalidades de trabalho, tais como: autônomo, subcontrato, por projeto, por prazo determinado, tempo parcial e etc. E por conta disso a remuneração também mudou, o salário passou a ser variável, atrelado, a tarefa e por produtividade. Com a globalização houve mudanças nas hierarquias das empresas, muitas optam em passar a responsabilidade para os trabalhadores da base. Em 1998 o emprego com a carteira assinada caiu para 3%. Já em 2002 20% da população trabalhavam sem a carteira de trabalho. A conseqüência para as pessoas que trabalham informalmente, e a falta de proteção social, no caso o seguro desemprego, e o desamparo previdenciário, ou seja, sem contribuição social ao INSS, não há previdência social. O trabalho humano e indispensável, o lado positivo de se trabalhar, e o aplauso social das pessoas, a estimulação da imaginação, a ativação da criatividade e o condicionamento do progresso e o bem estar humano. Também tem o lado negativo do trabalho, com a carga de trabalho excessivo, a redução do tempo disponível para a família, e para os estudos. Também pode ocorrer a insatisfação com o processo do trabalho e com a remuneração.
Para se ter uma qualidade de vida melhor no ambiente de trabalho e necessário que façam a prevenção de acidentes e doenças,ou seja a vigilância da saúde do trabalhador, identificar as condições de trabalho, a boa organização do local e as boas relações também.
Para prevenir acidentes e melhorar a qualidade do ambiente do trabalho, foi criada em 1944, a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ). Que pode ser composta pelos representantes do empregador e dos empregados.



Aluna : Kelli Patrícia Rodrigues da Silva.
Acadêmica do Curso de Administração do IESPES (Instituto Esperança de Ensino Superior
1° Semestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário